nidacao

Você sabe o que é nidação?

A nidação é a implantação do óvulo fecundado na parede uterina. Após a fecundação, que ocorre nas tubas uterinas, inicia-se a divisão celular e o embrião, chamado de zigoto nesse estágio, se move até o útero.

No útero o embrião com 10mm está pronto para se fixar no endométrio, camada que recobre a parede uterina com grande concentração de progesterona. Com a nidação se inicia a formação da placenta e a produção do hormônio gonadotrofina coriônica humana – HCG, o hormônio da gravidez, e se tem a confirmação da gestação.

Do momento da fecundação até o início da nidação pode transcorrer de 5 a 12 dias, variando de acordo com cada organismo, sendo o tempo comumente considerado pelos ginecologistas de sete dias. A fixação completa do embrião na parede do útero leva cerca de 13 dias.

Os sintomas mais comuns da nidação surgem no terceiro dia com cólicas e sangramentos em pequena quantidade com coloração que varia do vermelho vivo ao marrom. Por serem semelhantes aos da menstruação são confundidos com ela e se tornam motivo de desespero para as mulheres que estão tentando engravidar, pois elas acreditam que estão sofrendo um aborto espontâneo. Se os sintomas persistirem e o fluxo sanguíneo aumentar fora do período esperado para a menstruarão, procure o seu ginecologista.

Fonte:

CAMBIAGHI; Arnaldo Schizzi; CASTELLOTTI, Daniella Spilborghs. “O processo
reprodutivo normal” in: Fertilidade Natural. Disponível em:
http://www.fertilidadenatural.com.br/pdf/capitulo03.pdf. Acesso em 14 de outubro
de 2014.

L.BR.02.2015.2908