Voltando-ao-Trabalho-Apas-a-Licenca-Maternidade

Voltando ao Trabalho Após a Licença Maternidade

A maternidade é um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher. Mas após curtir o bebê em seus primeiros meses de vida chega a hora de retornar ao trabalho. Essa mudança de rotina pode assustar e atrapalhar as novas mamães, e para ajudar você e seu bebê a passar por esse momento com tranquilidade, vamos esclarecer as principais dúvidas que surgem.

O retorno ao trabalho deve ser planejado, pois uma volta precoce pode provocar alterações na amamentação, como o acúmulo ou escassez de leite devido ao estresse da rotina de trabalho. É importante amamentar seu filho por no mínimo seis meses, pois além da amamentação estabelecer um vínculo entre mãe e filho, é fundamental para fornecer anticorpos e nutrientes.

Se separar do convívio integral da criança e retornar ao trabalho é um momento difícil, mas a mulher pode se planejar para que essa fase de transição aconteça da melhor forma possível. É importante que ela já esteja habituada aos cuidados consigo e com o bebê para que problemas simples, como um episódio de cólica no recém-nascido não se torne motivo de urgência. Ter um bom relacionamento com o empregador também é essencial para que o retorno seja confortável para ambas as partes, retornando às atividades profissionais e assumindo suas responsabilidades sem problemas.

Fonte:
GLOBO; Como se preparar para a volta ao trabalho após a licença-maternidade. Disponível em: http://gnt.globo.com/maes-e-filhos/materias/como-se-preparar-para-a-volta-ao-trabalho-apos-a-licenca-maternidade.htm. Acesso em 17 de outubro 2014.

L.BR.02.2015.2902