Spotting ou sangramento de escape é um leve sangramento que ocorre fora da época do fluxo menstrual. Pode ser causado pelo uso de métodos anticoncepcionais. É um sintoma muito comum durante o período de adaptação a um contraceptivo, mesmo com uso regular. Continue a leitura para saber mais sobre o spotting e como se adaptar.

 

Quando o spotting pode acontecer?

 

A troca ou o recomeço do uso do anticoncepcional pode causar sangramento vaginal parecido com uma menstruação, porém mais leve, pois o corpo está se adaptando aos níveis hormonais do contraceptivo. Neste caso, a mulher usa um absorvente por dia. Cerca de três meses depois, o sangramento tende a parar.

 

A partir deste conceito, o portal Gineco desenvolveu o “Calendário Spotting”, especialmente para a mulher que deseja iniciar um novo contraceptivo oral e precisa acompanhar a adaptação do corpo durante este período. Baixe o calendário Spotting do portal Gineco para o controle e acompanhamento da sua adaptação.

 

Mulher desanimada com spotting - Gineco
O que fazer em caso de spotting?

 

Se não vier acompanhado de sintomas, geralmente não é preciso interromper do uso do anticoncepcional. A continuidade fará seu organismo se adaptar ao contraceptivo. No caso das pílulas, a tomada diária, respeitando o mesmo horário, fará o sangramento parar em pouco tempo.

 

Caso o sangramento persista por mais de três meses ou se torne intenso, converse com o médico para avaliar a necessidade de trocar o método anticoncepcional.

 

Referências:

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. Manual de Orientação Anticoncepção. Disponível em: http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/13162/material/ANTICONCEP%C3%87%C3%83O%20-%20FEBRASGO%202010.pdf. Acesso em: 05.12.2020.

Planejamento Familiar. UM MANUAL GLOBAL PARA PROFISSIONAIS E SERVIÇOS DE SAÚDE. Disponível em: https://www.gineco.com.br/wp-content/uploads/2018/11/planejamento-familiar-um-manual-global-para-profissionais-e-servicos-de-saude.pdf. Acesso em: 05.12.2020.

Revista Femina. Vol 44 - nº3- 2016. Disponível em: https://www.gineco.com.br/wp-content/uploads/2018/11/revista-feminina-gravidez-nao-desejada-uso-de-larc-pode-evitar-mortes-maternas-e-infantis.pdf. Acesso em: 05.12.2020.

Guazzelli CA, Barbieri M, Pinto CL, Torloni MR. Manejo do sangramento inesperado em usuárias de métodos contraceptivos hormonais: revisão das recomendações atuais. Femina. 2010. Disponível em: https://www.gineco.com.br/wp-content/uploads/2018/11/manejo-do-sangramento-inesperado-em-usuarias-de-metodos-contraceptivos-hormonais-revisao-das-recomendacoes-atuais.pdf. Acesso em: 05.12.2020.

Esse artigo foi útil para você?

PROCURE UM MÉDICO

Precisa falar com um gineco?

Ícone de Estetoscópio

Agende uma consulta

Faça uma consulta com um ginecologista, na melhor data e horário para você.

Agende um horário

ARTIGOS RELACIONADOS

Colocou o DIU hormonal? Vem tirar as dúvidas

Baixe o app MeuDIU e fique
ligade em tudo sobre ele e
sua adaptação

Aplicativo MeuDIU