A tireoide é uma glândula localizada na base do pescoço e que é responsável pela produção dos hormônios tiroxina (T4) e tri-iodo-tironina (T3). O T4 é responsável pelo equilíbrio do metabolismo, quando em excesso (hipertireoidismo) faz acelerar o trabalho de todas as células do corpo. por outro lado, quando em queda, torna o metabolismo extremamente lento, deflagrando o hipotireoidismo. A queda na produção do T4 se manifesta mais frequentemente entre os 30-40 anos, é mais comum entre as mulheres, e pode se apresentar de duas formas:

 

  • Hipotireoidismo instalado: os exames revelam níveis hormonais baixos e os sintomas são evidentes, incluindo ganho de peso, redução do apetite, fadiga, dores musculares, constipação, alteração do fluxo menstrual e excesso de prolactina, hormônio responsável pela produção de leite após o parto e que, fora de seu contexto correto, impede a ovulação e pode atrapalhar a fertilidade
  • Hipotireoidismo subclínico: neste caso as alterações hormonais são imperceptíveis e os exames ainda indicam nível normal de T4 e os sintomas são discretos, como dificuldade para perder peso e engravidar, abortos espontâneos e alterações na formação do endométrio.

 

Hipotireoidismo e a saúde da mulher

Segundo a Fundação Americana de Tireoide 8,5% da população mundial sofre de problemas metabólicos causados por falhas na tireoide. Para mulheres em idade reprodutiva esses distúrbios hormonais prejudicam o fluxo menstrual, impedem a formação correta do endométrio e podem causar abortos espontâneos e dificuldade para engravidar, já que os hormônios fabricados na glândula são essenciais para o bom desenvolvimento do bebê.

 

O diagnóstico é realizado por hemogramas simples (exames de sangue) que são capazes de avaliar os níveis dos hormônios da tireoide presentes na corrente sanguínea e a presença de anticorpos antitireoide, que são produzidos somente em casos de desequilíbrio da glândula.

 

O tratamento para a doença é realizado com a reposição hormonal do T4 via oral. A dosagem é individualizada e ajustada conforme a necessidade de cada paciente. Caso apresente algum sintoma, procure o seu médico para realizar os exames o mais rápido possível. Com o controle da doença é possível levar uma vida mais saudável e realizar o sonho da maternidade.

 

Fonte:

IPGO. Problemas de tireoide interferem na fertilidade das mulheres. Disponível em: http://www.ipgo.com.br/problemas-de-tireoide-interferem-na-fertilidade-das-mulheres/. Acesso em 05 de março de 2015.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA. Tireoide. http://www.endocrino.org.br/tireoide/. Acesso em 05 de março de 2015.

Esse artigo foi útil para você?

PROCURE UM MÉDICO

Precisa falar com um gineco?

Ícone de Estetoscópio

Agende uma consulta

Faça uma consulta com um ginecologista, na melhor data e horário para você.

Agende um horário

ARTIGOS RELACIONADOS

Colocou o DIU hormonal? Vem tirar as dúvidas

Baixe o app MeuDIU e fique
ligade em tudo sobre ele e
sua adaptação

Aplicativo MeuDIU