Como a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) pode impactar na sua saúde a longo prazo?

Se você for diagnosticada com SOP, existe um risco maior de desenvolver os seguintes problemas de saúde ao longo do tempo:

Resistência insulínica e diabetes – Se a sua glicose no sangue fica fora do normal, o diabetes pode aparecer. Estima-se que 10% a 20% das mulheres com SOP podem vir a desenvolver diabetes em algum momento. E se ela não for tratada, poderá trazer danos aos órgãos do seu corpo.Se você foi diagnosticada com SOP, o risco de desenvolver diabetes aumenta se:

• Você tiver mais de 40 anos
  • Tiver parentes que tenham diabetes
  • Tiver desenvolvido diabetes durante a gravidez
  • For obesa (índice de massa corpórea acima de 30)
Pressão Alta – Mulheres com SOP tendem a apresentar pressão alta, o que está mais relacionado com a resistência insulínica e obesidade, que com a SOP em si. A pressão alta também pode levar a doenças do coração e, por isso, deve ser tratada.
Doenças cardiovasculares – O desenvolvimento de doenças cardíacas está relacionado a outras condições como diabetes e pressão alta. Se você não apresenta nenhuma destas condições, não há evidências claras de que você terá complicações só porque apresenta SOP.Se você tem colesterol alto, é importante que converse com seu médico, para avaliar o melhor tratamento e assim diminuir o risco de ter problemas cardíacos.
Câncer – Com menos menstruações (menos de três ao ano), o endométrio (tecido interno do útero) pode ficar mais espesso e levar ao câncer de endométrio em algumas mulheres.Existem diferentes formas de proteger o endométrio, utilizando o hormônio progestogênio. O seu ginecologista pode discutir as opções que estão disponíveis, como as pílulas anticoncepcionais ou os sistemas intrauterinos a base de hormônio.
Depressão e alterações de humor – Os sintomas da SOP podem afetar a forma como você se enxerga e como você acredita que os outros lhe vêem. Isso pode diminuir a sua auto-estima.

Referências bibliográficas

1. MORAES LAM et al. Síndrome dos Ovários Policísticos in Projeto Diretrizes — Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina. Disponível em: <http://www.projetodiretrizes.org.br/projeto_diretrizes/088.pdf>. Acessado em 30.Ago.2013.
  2. Portal da Saúde. Síndrome de Ovários Policísticos e Hirsutismo in Serviços: Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas. Disponível em: < http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=33581&janela=1>.  Acessado em 30.Ago.2013.
  3. NIH. Polycystic Ovary Syndrome (PCOS): Condition Information. Disponível em: < http://www.nichd.nih.gov/health/topics/PCOS/conditioninfo/Pages/default.aspx>. Acessado em 30.Ago.2013.
  4. RCOG. Polycystic Ovary Syndrome, Long-Term Consequences (Green-top 33). Disponível em: < http://www.rcog.org.uk/womens-health/clinical-guidance/long-term-consequences-polycystic-ovary-syndrome-green-top-33>. Acessado em 30.Ago.2013.

L.BR.01.2014.1556