Ter um estilo de vida saudável

 

As principais formas de reduzir os riscos de desenvolver problemas de saúde no longo prazo são:

 

  • Ter uma dieta balanceada. O que significa incluir frutas e vegetais e alimentos integrais (como pães integrais, cereais integrais, arroz integral, macarrão integral), carnes magras, peixes e aves. Você deve diminuir o açúcar, o sal, o café e o álcool.
  • Ter refeições regulares, especialmente o café-da-manhã
  • Exercitar-se regularmente (30 minutos por pelos menos 3 vezes por semana)

 

O seu médico ginecologista ou nutricionista podem lhe orientar em como comer e se exercitar de forma saudável. É importante também que você sempre mantenha seu peso dentro de um valor normal (IMC entre 19 e 25). O IMC — Índice de Massa Corpórea, é uma medida que relaciona o peso com a altura (IMC = Peso / Altura2)

 

Se você estiver um pouco acima do peso, pense em atingir um nível de IMC saudável. Se você for obesa (IMC maior que 30), converse com seu médico e discuta sobre estratégias em como reduzir medidas.

 

Os benefícios de se perder peso incluem:

 

Síndrome de Ovários Policísticos (SOP)
  • Um menor risco de resistência insulínica e desenvolvimento de diabetes
  • Um menor risco de problemas cardíacos
  • Um menor risco de câncer de útero
  • Menstruações mais regulares
  • Um aumento na chance de ficar grávida
  • Redução na acne e no excesso de crescimento de pelos ao longo do tempo
  • Melhora do humor e da auto-estima

 

Consultar seu ginecologista regularmente

 

Uma vez que você seja diagnosticada com Síndrome dos Ovários Policísticos , você será monitorada para se avaliar a existência ou não de outras doenças. Se você tem mais de 40 anos ou é obesa, é possível que uma vez ao ano seu médico peça um teste para diagnosticar diabetes.

 

Se você deixou de menstruar por um longo período (mais de 4 meses) é recomendável que você consulte seu ginecologista. Sempre converse com seu médico para avaliar sua pressão arterial e seus níveis de colesterol.

 

Referências:

  1. MORAES LAM et al. Síndrome dos Ovários Policísticos in Projeto Diretrizes — Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina. Disponível em: https://diretrizes.amb.org.br/_BibliotecaAntiga/sindrome-dos-ovarios-policisticos.pdf. Acessado em 30.Ago.2013.
  2. Portal da Saúde. Síndrome de Ovários Policísticos e Hirsutismo in Serviços: Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas. Disponível em: https://antigo.saude.gov.br/images/pdf/2019/julho/11/Ovarios-Policisticos-julho2019.pdf.  Acessado em 30.Ago.2013.
  3. NIH. Polycystic Ovary Syndrome (PCOS): Condition Information. Disponível em: http://www.nichd.nih.gov/health/topics/PCOS/conditioninfo/Pages/default.aspx. Acessado em 30.Ago.2013.
  4. RCOG. Polycystic Ovary Syndrome, Long-Term Consequences (Green-top 33). Disponível em: http://www.rcog.org.uk/womens-health/clinical-guidance/long-term-consequences-polycystic-ovary-syndrome-green-top-33. Acessado em 30.Ago.2013.

Esse artigo foi útil para você?

PROCURE UM MÉDICO

Precisa falar com um gineco?

Agende uma consulta

Faça uma consulta com um ginecologista, na melhor data e horário para você.

Agende um horário

ARTIGOS RELACIONADOS

Custom Categories

Colocou o DIU hormonal? Vem tirar as dúvidas

Baixe o app MeuDIU e fique
ligade em tudo sobre ele e
sua adaptação

Alt tag