A IMPORTÂNCIA DAS VITAMINAS NA ALIMENTAÇÃO
As vitaminas são substâncias orgânicas indispensáveis para a saúde do corpo humano. Elas auxiliam no metabolismo celular ao favorecerem reações químicas que permitem a absorção dos nutrientes. Podem ser encontradas em pequenas quantidades em alimentos de origem natural e em forma industrializada, como em comprimidos polivitamínicos.
A ingestão adequada de vitaminas traz inúmeros benefícios ao nosso organismo, tornando nosso corpo mais resistente a vírus e bactérias e nos deixando mais belas, com pele, cabelos e unhas mais resistentes e saudáveis.
Para entender o papel e encontrar cada vitamina, preparamos um guia para auxiliá-la em sua dieta, que deve ser sempre equilibrada e rica em nutrientes. Veja a seguir:
Vitamina A (betacaroteno): fundamental para a saúde da pele, da visão, do sistema imunológico e proteção contra doenças degenerativas. Pode ser encontrada em leite, queijos, manteiga, gema do ovo, peixes gordurosos e em frutas e vegetais amarelos.
Vitamina C (ácido ascórbico): atua na produção de colágeno, essencial para a saúde da pele, dentes, gengivas e ossos, além de possuir propriedades antioxidantes que protegem o coração e de doenças como o câncer. Pode ser encontrada em frutas cítricas, tomate, pimentão e verduras de folhas verdes escuras.
Vitamina E (tocoferol): trata-se de um tipo de antioxidante que fortalece as células, protegendo-as da ação dos radicais livres. Sua principal fonte natural são os vegetais oleosos (milho e azeitonas), castanhas, sementes e abacate.

Vitaminas do Complexo B: mantêm a saúde da pele, nervos, olhos, cabelos e fígado, pois atuam no metabolismo e são fundamentais para os músculos. É possível encontrá-las em grãos como aveia, centeio, arroz integral e verduras verdes escuras.
Ferro: mineral essencial para a formação das células vermelhas do sangue (hemoglobinas), fundamentais para a absorção de oxigênio no corpo. Pode ser encontrado em carne vermelha, grãos como feijão e frutos do mar.
Magnésio: mineral que age nas reações enzimáticas envolvidas no metabolismo para a absorção de nutrientes. Previne dores de cabeça e musculares. Está presente no abacate, beterraba, arroz integral e sementes.
Cálcio: constituinte fundamental dos ossos que também atua como neurotransmissor. Pode ser consumido por meio de leite, queijos, iogurte, peixes e verduras verdes escuras.
Agora que você sabe mais sobre o poder das vitaminas, que tal caprichar na alimentação?
Fonte:
CANDEIAS, Vanessa; MORAIS, Cecília. Vitaminas. Divisão de Promoção e Educação para a Saúde. Acesso em 12 de fevereiro de 2015.
GRANDE, Fernanda. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA-USP): atualização e inclusão de dados de vitaminas. Acesso em 12 de fevereiro de 2015.
VÍDEOS
Você Conhece os Métodos de Contracepção de Longo Prazo?
Você Conhece os Métodos de Contracepção de Longo Prazo?
Diu de Cobre, Diu Hormonal (SIU) e Implante contraceptivo. Saiba mais sobre os métodos contraceptivos de longo prazo.
ARTIGOS RELACIONADOS
As opiniões acima possuem caráter meramente informativo e não substituem a consulta a seu médico de confiança.
Não é finalidade deste site a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança.