DIA DO GINECOLOGISTA: PARABÉNS ÀQUELES QUE MAIS ENTENDEM AS MULHERES

No dia 30 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Ginecologista e Obstetra. A data foi criada em 1959 e marca a fundação da FEBRASGO – Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.

 

Esses profissionais, essenciais para a saúde feminina, exercem importantes funções em nossa sociedade, estando presentes em nossas vidas desde o momento do nascimento.

 

O ginecologista é o médico especializado no tratamento da saúde da mulher em todas as suas fases. Da infância à terceira idade, é ele quem sempre está atento às mudanças e cuidados com o sistema reprodutor feminino, bem como de todo o corpo, zelando pela saúde da mulher por completo.

 

Na obstetrícia, o ginecologista se dedica à reprodução e assiste a paciente durante a gestação, acompanhando o pré-natal, parto e pós-parto, garantindo a segurança e saúde tanto da mãe, quanto da criança.

 

A relação entre o ginecologista e suas pacientes é sempre pautada por muito profissionalismo e confiança. A mulher deve procurar um profissional bem preparado e no qual ela confie para expor todas as suas dúvidas e desconfortos, afinal ele estará ao seu lado.

 

dia_do_ginecologista

Por vergonha ou descuido, muitas mulheres deixam de ir à consulta com o ginecologista. Ela é fundamental para a prevenção de diversas doenças que, quando descobertas no início, podem, por meio de tratamentos, alcançarem a cura completa. Por exemplo, a infecção pelo vírus HPV é capaz evoluir para o câncer de colo de útero, mas se a doença for diagnosticada no início, em uma consulta de rotina ao ginecologista, as chances da progredir para um tumor maligno são mínimas.

 

Aproveite essa data e faça uma visita ao seu ginecologista. Além de parabenizá-lo por seu dia, não se esqueça de agendar uma consulta para verificar se está tudo bem com a sua saúde ginecológica. Prevenir ainda é o melhor remédio.

 

Fonte:
FEBRASGO; Histórico da Febrasgo. Disponível em:
https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/649-febrasgo-59-anos file:///C:/Users/GHDHO/AppData/Local/Temp/Realizaes_DiretoriaZNOVAZFEBRASGO.pdf - acessado em 11.02.2021.

PERGUNTAS FREQUENTES

O DIU (Dispositivo Intrauterino) nos faz engordar?

O DIU é um método contraceptivo não hormonal, que não causa alterações metabólicas, portanto, não engorda.

A partir de quando posso usar o DIU depois do parto cesárea? Existe alguma contraindicação? Posso usar enquanto estou amamentando?

Pode usar o DIU logo após 40 dias da cesariana. Sim, pode usar amamentando.

Se eu não tomar a pílula anticoncepcional no horário certo - um dia tomar de manhã e no outro à noite - quais os tipos de consequências que eu vou ter?

O maior problema é a perda da eficiência da pílula anticoncepcional.

Gostaria de saber se há relação direta entre a endometriose e o uso da pílula anticoncepcional.

Não. Ao contrário. A pílula anticoncepcional é um dos tratamentos propostos para a endometriose.

VER TUDO

VÍDEOS

QUAL O MÉTODO CONTRACEPTIVO IDEAL PARA VOCÊ?

QUAL O MÉTODO CONTRACEPTIVO IDEAL PARA VOCÊ?

YYMMDD Author/Uploaded by

Qual o método contraceptivo ideal para você? Assista ao vídeo e descubra!

LER MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Para receber mais informações,
digite seu nome e e-mail.

As opiniões acima possuem caráter meramente informativo e não substituem a consulta a seu médico de confiança.

 

Não é finalidade deste site a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança.