Gineco - Como Cuidar da Pele

Manchas na pele: como cuidar da pele nos períodos de alteração hormonal

Existem diversos tipos de pintas, sardas e manchas bem conhecidas pelos dermatologistas. Elas aparecem, geralmente, devido a fatores genéticos ou à exposição solar. Porém, durante períodos de alteração hormonal, como a gravidez, a primeira menstruação e a menopausa, é comum o surgimento de manchas na pele. Continue a leitura para saber como cuidar da pele e preveni-las com dicas práticas.

Formas de evitar manchas na pele no dia a dia

Use filtro solar no rosto diariamente – além de proteger contra o sol, câncer de pele, envelhecimento precoce e queimadura solar, previne manchas na pele indesejáveis e também auxilia no tratamento de uma série de lesões pele. É o caso do melasma, que são manchas escuras normalmente no rosto, mas que também podem aparecer nos braços, no pescoço e no colo. Ele está relacionado ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar.

Mantenha a pele hidratada – uma boa hidratação ajuda no viço e na beleza da pele. Além de preservar a integridade da camada de proteção cutânea e evitar manchas na pele e lesões, como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções. Utilize produtos adequados ao seu tipo de pele e lembre-se de reforçar os cuidados principalmente depois de “agressões”, como tomar muito sol ou dormir maquiada.

Cuidado com a depilação – alguns métodos, como o laser ou a luz intensa pulsada, podem ser menos agressivos que a lâmina quando feitos por profissionais qualificados. Eles não causam manchas na pele.

Se você estiver em dúvida sobre quais cuidados são os mais adequados para o seu tipo de pele, consulte um dermatologista. Inclusive, se perceber alguma alteração na pele, seja devido à depilação ou outro motivo, converse com ele para que indique a melhor forma de tratamento.

Referências

http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/ – acessado em 24/09/2018

http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/melasma/13/ – acessado em 24/09/2018

http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/procedimentos/depilacao-a-laser/4/ – acessado em 24/09/2018

http://www.sbdrs.org.br/depilacao-exige-acompanhamento-profissional-e-cuidado-medico/ – acessado em 24/09/2018