MITO OU VERDADE? VEJA O QUE PODE INTERFERIR NA EFICÁCIA DO SEU ANTICONCEPCIONAL

Você sabia que certos medicamentos ou condições podem interferir com a eficácia das pílulas anticoncepcionais?

• Vômito e Diarreia:

Se até 4 horas após ter ingerido a pílula você apresentar vômitos ou quadro de diarreia intensa, por exemplo, os hormônios presentes na pílula podem não ser adequadamente absorvidos pelo organismo, o que causaria uma diminuição da eficácia contraceptiva.

• Cirurgia bariátrica e Doenças do Intestino:

Pessoas com outras condições que prejudicam a absorção dos hormônios através do trato gastrointestinal também podem sofrer com a perda da eficácia. veja algumas das situações que podem afetar sua pílula: pacientes que fizeram redução do estômago por obesidade (cirurgia bariátrica), doenças inflamatórias intestinais (ex: doença de Chron, doença celíaca e etc), entre outras.

Alguns medicamentos, por conta do mecanismo de absorção e atuação no organismo, também podem interferir com o efeito das pílulas.

Mito ou verdade? Veja o que pode interferir na eficácia do seu anticoncepcional

• Medicamentos de uso contínuo e fitoterápicos:

Grande parte dos medicamentos utilizados para tratar a epilepsia (anticonvulsivantes), produtos que contenham erva de São João (comumente utilizados para tratar depressão), alguns medicamentos para o tratamento do HIV e da tuberculose também podem interferir na eficácia das pílulas anticoncepcionais orais.

• Antibióticos:

Uma interação importante é a das pílulas contraceptivas com certos medicamentos utilizados para tratar infecções causadas por fungos. uma infecção fúngica frequente nas usuárias de pílulas é a candidíase (corrimento vaginal que costuma causar coceira). Além destes medicamentos, outros antibióticos, frequentemente utilizados para tratar infecção de urina, de garganta, sinusite, rinite e algumas doenças sexualmente transmissíveis também podem comprometer a eficácia de seu tratamento.

• Suco de Grapefruit:

Existem muitos outros medicamentos que podem afetar as pílulas e até o suco de toranja (Grapefruit) pode acabar interferindo na absorção dos hormônios contidos nos anticoncepcionais orais.
Por todos esses motivos apresentados é que é importante comunicar seu médico ou dentista sobre todos os medicamentos que você esteja utilizando, e adotar um método contraceptivo adicional, como a camisinha a fim de evitar que falhas ou efeitos colaterais indesejáveis aconteçam.

Dra. Thaís Emy Ushikusa – CRM 127124
Médica ginecologista e obstetra.

Bebidas alcoólicas podem interferir no efeito da pílula anticoncepcional?

Não, se o álcool for ingerido em pequenas quantidades. Mas se a mulher vomitar logo após tomar a pílula, deverá tomar outra.

Posso engravidar após interromper o uso do DIU Hormonal?

Sim. Após a remoção, não há alteração da fertilidade existente antes da inserção, podendo ocorrer a gravidez já durante o primeiro ciclo menstrual após a remoção do DIU Hormonal.

Por quanto tempo posso usar o DIU Hormonal?

O DIU Hormonal possui ação contraceptiva por 5 anos, sendo que, após este período, o sistema deve ser retirado. Se desejar, um novo pode ser inserido imediatamente após a remoção do anterior.

O que fazer caso queira engravidar ou remover o DIU Hormonal por outra razão?

O DIU Hormonal pode ser facilmente removido a qualquer momento pelo seu médico e geralmente esta remoção é um procedimento indolor. A fertilidade é recuperada após a remoção do DIU Hormonal. Se não desejar engravidar, o DIU Hormonal não deve ser removido após o 5º dia do ciclo menstrual, a menos que outro método contraceptivo seja iniciado pelo menos 5 dias antes da remoção. Quando a mulher não apresenta sangramento, recomenda-se o uso de método contraceptivo de barreira por 5 dias antes da remoção e até que sua menstruação retorne. Um novo DIU Hormonal também pode ser inserido imediatamente após a remoção do anterior e, neste caso, não é necessária qualquer proteção adicional. O tratamento não deve ser interrompido sem o conhecimento do seu médico.

O Funcionamento da Pílula Anticoncepcional - Gineco

Veja como funciona a pílula anticoncepcional no corpo da mulher