AS VANTAGENS DO USO DA PÍLULA

A pílula é atualmente o método anticoncepcional mais utilizado no Brasil. A pílula inibe a fertilidade feminina apenas enquanto está sendo tomada, permitindo que a mulher escolha o momento certo para ser mãe. Além disso, traz uma série de vantagens sobre os outros métodos.

 

Com alta eficácia para evitar a gestação não planejada, a pílula revolucionou a vida das mulheres quando chegou ao mercado nos anos 60. Ela permitiu um planejamento familiar muito mais seguro, em que a escolha está literalmente nas mãos das mulheres. Basta fazer o uso correto – ou seja, tomar todos os dias em horário regular – e a mulher estará protegida, sem a necessidade de negociar com o parceiro no momento da relação sexual. A pílula trouxe para a mulher um enorme grau de autonomia sobre o próprio corpo e o momento da maternidade, permitindo que ela se dedicasse ao trabalho, aos estudos e também à vida familiar, com mais flexibilidade e menos medo.

 

O contraceptivo oral combinado (outro nome para a pílula) traz mais regularidade ao ciclo menstrual, e frequentemente diminui as dores associadas a esse período, bem como a intensidade do fluxo. Com a devida orientação médica, é possível também optar pelo uso estendido do medicamento, e controlar a frequência das menstruações. Essa possibilidade é tentadora para mulheres que consideram que a menstruação está atrapalhando seu cotidiano – quando se associa a variação de humor e desconforto para quem precisa passar o dia inteiro fora, por exemplo.

 

Pílula e suas vantagens

A pílula pode ser usada por mulheres que já tiveram filhos e também por quem ainda não teve. Não é um método irreversível, ou seja: se a mulher quiser engravidar, basta parar de tomar a pílula para que seu efeito cesse. Existem evidências, ainda, da redução do risco de ocorrência do câncer de endométrio e de ovário entre as mulheres que tomam pílula.

 

Com tantas vantagens, fica fácil entender por que cada vez mais mulheres no mundo todo escolhem a pílula. Porém, é importante lembrar que a pílula não previne contra as ISTs – para isso, seu uso deve ser combinado com o preservativo.

 

Fontes:

HATCHER, R.; RINEHART, W.; BLACKBURN, R.; GELLER, J. E SHELTON, J. Pontos essenciais da tecnologia de anticoncepção: um manual para pessoal clínico. Baltimore, Escola de Saúde Pública Johns Hopkins, Programa de Informação da População. 2001.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Pesquisa nacional de demografia e saúde da criança e da mulher: PNDS 2006. Brasília. 2009.

MIRANOVA. Farm. Resp.: Dra. Dirce Eiko Mimura. São Paulo: Bayer Schering Pharma. Bula de remédio.

PERGUNTAS FREQUENTES

GOSTARIA DE SABER SE HÁ RELAÇÃO DIRETA ENTRE A ENDOMETRIOSE E O USO DA PÍLULA ANTICONCEPCIONAL.

Não. Ao contrário. A pílula anticoncepcional é um dos tratamentos propostos para a endometriose.

Qual é a porcentagem de eficiência da pílula anticoncepcional?

Se tomada corretamente, o índice de falha é 0,1%, a eficiência é 99,9%.

É normal me sentir enjoada, com desconforto nos seios e ter sangramentos (spotting) quando comecei a tomar pílula?

No início do uso da pílula anticoncepcional é comum ocorrerem alguns desconfortos como enjoo, incômodo nos seios e pequenos sangramentos. Recomenda-se não tomar a pílula de estômago vazio para amenizar estes sintomas. Sobre os sangramentos de escape ou spotting são mais comuns em mulheres que usam pílulas com baixa dosagem hormonal, que no início ainda não fornecem estímulo hormonal suficiente para cicatrizar a camada interna do útero logo após o término da menstruação. Esses sintomas variam de mulher para mulher e devem cessar em poucos meses, pois trata-se de um processo de adaptação do corpo ao hormônio que está sendo ingerido, e isso é normal. Caso esses sintomas não desapareçam em três meses, procure seu ginecologista.

Onde posso saber mais sobre o DIU Hormonal?

Para saber mais sobre o tratamento com o DIU Hormonal, consulte seu médico. Ele poderá fornecer informações adicionais a você e a seu parceiro.

VER TUDO

VÍDEOS

QUAL O MÉTODO CONTRACEPTIVO IDEAL PARA VOCÊ?

QUAL O MÉTODO CONTRACEPTIVO IDEAL PARA VOCÊ?

YYMMDD Author/Uploaded by

Qual o método contraceptivo ideal para você? Assista ao vídeo e descubra!

LER MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Para receber mais informações,
digite seu nome e e-mail.

As opiniões acima possuem caráter meramente informativo e não substituem a consulta a seu médico de confiança.

 

Não é finalidade deste site a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança.