ESQUECI DE TOMAR A PÍLULA

Se você esqueceu-se de tomar uma pílula da cartela, tome-a assim que se lembrar, desde que se respeite o período máximo de até 12 horas do horário habitual de tomada. Se esse período for maior que as 12 horas, existe a orientação conforme a semana em que ocorreu o esquecimento. A seguir, disponibilizamos maneiras de como proceder no caso de contraceptivos de 21 ou 24 pílulas, que são as mais comuns do mercado.

 

Para pílulas com esquemas diferentes, consulte a bula ou seu médico

 

Confira abaixo como proceder, conforme o seu tipo de contraceptivo (24 ou 21 pílulas):

 

Lembre-se de que nenhum método contraceptivo é 100% eficaz (leia aqui sobre a eficácia dos anticoncepcionais). As orientações sobre o que fazer em caso de esquecimento servem para minimizar os riscos e, mesmo quando seguidas corretamente, ainda há possibilidade de ocorrer a gravidez.
Também é importante a consciência de que somente o uso de preservativo (camisinha) em todas as relações sexuais (vaginal, anal ou oral – leia aqui sobre contato sexual) previne contra riscos de exposição às doenças sexualmente transmissíveis (ISTs), inclusive AIDS.
Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pois pode ser perigoso para a saúde, e consulte-o pelo menos uma vez ao ano, especialmente quando em uso de hormônios.

 

Você esquece a pílula com frequência? CLIQUE AQUI e veja outros métodos contraceptivos que podem se adaptar melhor a sua rotina.

 

Veja também:Girls Talk TV – Episódio 1 – Confiabilidade

PERGUNTAS FREQUENTES

Não tomei o anticoncepcional no dia que deveria começar. Fui tomar cinco dias depois e tomei os cinco de uma vez só. Corro o risco de engravidar mesmo não estando no período fértil?

Sim, há chance de gravidez. Sim, há chance de efeitos colaterais graves para quem toma anticoncepcional ou qualquer outro medicamento sem orientação médica e em quantidade não prevista.

Se eu tomar a pílula anticoncepcional com uma hora de atraso, coloco a eficácia do anticoncepcional em risco?

Se for só uma hora não haverá problema, porém o ideal é tomar a pílula sempre na mesma hora.

Se eu não tomar a pílula anticoncepcional no horário certo - um dia tomar de manhã e no outro à noite - quais os tipos de consequências que eu vou ter?

O maior problema é a perda da eficiência da pílula anticoncepcional.

Tomei duas pílulas anticoncepcionais no mesmo dia por engano e continuei tomando a cartela normalmente. Quando eu recomeço novamente a próxima cartela? No primeiro dia de menstruação ou aguardo sete dias e recomeço normalmente outra cartela?

Aguarde sete dias e recomece normalmente. Mas se esquecer um dia é diferente.

VER TUDO

VÍDEOS

O FUNCIONAMENTO DA PÍLULA ANTICONCEPCIONAL - GINECO

O FUNCIONAMENTO DA PÍLULA ANTICONCEPCIONAL - GINECO

YYMMDD Author/Uploaded by

Veja como funciona a pílula anticoncepcional no corpo da mulher

LER MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Para receber mais informações,
digite seu nome e e-mail.

As opiniões acima possuem caráter meramente informativo e não substituem a consulta a seu médico de confiança.

 

Não é finalidade deste site a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança.