Entenda sobre este momento no ciclo natural da mulher

 

Você sabia que existe um momento de transição antes da menopausa chamado de perimenopausa?  

 

A perimenopausa nada mais é que uma uma fase natural da vida de toda mulher, marcada por mudanças biológicas, emocionais e hormonais. Muitas vezes, esse período é acompanhado de dúvidas e incertezas, principalmente pela falta de informação sobre o assunto.  

 

Entender os principais pontos sobre a perimenopausa, como sintomas e causas, pode ajudar a enfrentar esse momento com mais confiança.  

 

 

Afinal, o que é a perimenopausa?

A perimenopausa é o período que antecede a menopausa, ou seja, a transição entre os anos reprodutivos e a menopausa, quando os períodos menstruais cessam definitivamente. Este intervalo pode durar alguns meses ou até uma década, com a maioria das mulheres começando a experienciar sintomas da perimenopausa em seus 40 anos, embora possa começar mais cedo ou mais tarde.1

 

Sintomas da perimenopausa1

A perimenopausa é caracterizada por uma série de sintomas devido à flutuação dos níveis hormonais. Alguns dos sintomas mais comuns incluem:

 

  • Irregularidades menstruais: o ciclo pode se tornar mais curto, mais longo, ou a menstruação pode ser mais pesada ou mais leve
  • Fogachos: sensação súbita de calor, muitas vezes acompanhada de suor
  • Insônia: dificuldade para adormecer ou permanecer dormindo
  • Mudanças de humor: irritabilidade, depressão ou ansiedade podem ser mais frequentes
  • Secura vaginal: pode causar desconforto durante relações sexuais
  • Diminuição da libido: redução do interesse ou desejo sexual
  • Problemas de memória e concentração
  • Ganho de peso

  

Existe tratamento para a perimenopausa2

O tratamento da perimenopausa pode aliviar os sintomas e trazer mais qualidade de vida. Conheça as opções de tratamento disponíveis:  

 

  • DIU hormonal com liberação de progesterona: além de ser um método contraceptivo, o DIU que libera progesterona pode ser eficaz no controle do sangramento menstrual intenso, um sintoma comum da perimenopausa.
  • Terapia de reposição hormonal (TRH): utiliza estrogênio e, em alguns casos, progesterona, para aliviar os sintomas da perimenopausa.
  • Antidepressivos: podem ser úteis para quem experiencia mudanças severas de humor ou depressão.
  • Medicamentos para osteoporose: para prevenir o enfraquecimento dos ossos.

 

 

Então a perimenopausa é o mesmo que a menopausa?3

Não, a perimenopausa é o período de transição para a menopausa. A menopausa ocorre quando uma mulher não menstrua por 12 meses consecutivos, sem outras causas médicas.

 

Ainda posso engravidar durante a perimenopausa?3

Sim, enquanto estiver menstruando, há possibilidade de engravidar. Se não deseja engravidar, continue usando métodos contraceptivos.

 

Os sintomas da perimenopausa são os mesmos para todas as mulheres?3

Não, os sintomas variam entre as mulheres. Algumas experimentam sintomas severos, enquanto outras têm poucos ou nenhum sintoma.

 

A perimenopausa é uma etapa natural e inevitável na vida de todas as mulheres. Com o conhecimento e os cuidados adequados, é possível enfrentar essa fase com mais tranquilidade e bem-estar. Lembre-se de procurar quem cuida da sua saúde reprodutiva se você experienciar sintomas ou tiver dúvidas sobre a perimenopausa.  

Video title

YYMMDD Author/Uploaded by

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

 

Referências:

1. Santoro N, Roeca C, Peters BA, Neal-Perry G. The Menopause Transition: Signs, Symptoms, and Management Options. J Clin Endocrinol Metab. 2021 Jan 1;106(1):1-15. doi: 10.1210/clinem/dgaa764. PMID: 33095879.

2. North American Menopause Society. (2015). The 2015 hormone therapy position statement of The North American Menopause Society. Menopause, 22(6), 1-28.

3. American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG). (2015). Perimenopausal Management. ACOG Practice Bulletin, (141).

 

PP-KYL-BR-1576-1

Esse artigo foi útil para você?

PROCURE UM MÉDICO

Precisa falar com um gineco?

Ícone de Estetoscópio

Agende uma consulta

Faça uma consulta com um ginecologista, na melhor data e horário para você.

Agende um horário

ARTIGOS RELACIONADOS

Colocou o DIU hormonal? Vem tirar as dúvidas

Baixe o app MeuDIU e fique
ligade em tudo sobre ele e
sua adaptação

Aplicativo MeuDIU